domingo, 23 de janeiro de 2011

Uma jóia de capim!

O Capim Dourado (Syngonanthus nitens) - apesar de levar o nome de capim é uma espécie de sempre-viva - ganhou mais destaque na semana passada, onde em um capítulo da novela Araguaia da Rede Globo, o personagem de Júlia Lemmertz mostra interesse em divulgar e trabalhar em cima desse artesanato, dando mais design sem que se perca a regionalidade das peças. Mas para quem pensa que isso é uma novidade ou lançamento, se engana, pois produtos como acessórios tanto de moda como de decoração com o Capim Dourado são comercializados há um bom tempo aqui no Brasil e também no exterior!
Peças que trazem essa espécie de palha encantam por sua delicadeza e seu brilho dourado que lembra o ouro.
Por existir apenas no Cerrado brasileiro, aqui no Rio Grande do Sul ainda não havia visto tais peças, mas em uma viagem a Brasília no final de 2010, ganhei e adquiri alguns acessórios, comprovando assim a sua beleza única e seu brilho delicado!

Há alguns sites que divulgam o trabalho desse artesanato, mostrando os produtos e seus respectivos preços, inclusive o site da Rede Globo, disponibiliza uma coleção de acessórios da Globo Marca.
Confira então, um pouco mais da história e produtos dessa fonte de renda de muitas famílias e entenda a preocupação e os cuidados a serem tomados devido a sua extração em excesso:

Institudo Sociedade, População e Natureza (Campim Dourado - sabendo usar, nunca vai faltar)

Capim Dourado Tocantins

Capim Dourado Jalapão

Capim Dourado Brasília

Central de vendas do artesanato tocantinense

Artes em Capim Dourado




Acima, a bela foto do site do ISPN que mostra a planta do Capim Dourado e abaixo os acessórios derivados dele que me encantaram e eram comercializados em várias feiras de artesanato por preços bastante acessíveis em Brasília e agora desfilam no RS:



Beijos e REnove!

Nenhum comentário:

Postar um comentário